Regras de Jogo


Regulamento  para  Torneios  recreativos  de  Pebolim. 

1  -  SORTEIO  –  Os  times  devem  "disputar"  um  PAR-OU-ÍMPAR  para  decidir  quem  sai  com a  primeira  bola,  ou  quem  escolhe  o  lado  da  mesa. 

2  –   PRIMEIRA BOLA - A bola  pode ser  colocada  com  a  mão,  no  jogador  central  da  barra de  meio  campo  do  time  que  optou  sair  com  ela;  após  convertido  um  gol  a  bola  pode ser colocada  no  boneco  central  da  barra  de  meio  de  campo  do  time  que  sofreu  o  último  gol,  e assim  por  diante.  Na  próxima  partida  sai  com  a  bola  o  time  que  perdeu  o  último  jogo.  Se optar  por  lançar  a  bola  pelo  buraco  lateral,  a  mesma  deve  tocar  a  parede  oposta  da  mesa para  que  se  considere  bola  em  jogo  e  possa  ser  chutada  ou  passada. 

3  – SERVIÇO  DE BOLA - Após  ter  certeza  que  o  time  oposto  está  pronto  para  jogar, deve-se  movimentar  a  bola  de  uma  forma  que  toque  2  bonecos  da  mesma  barra  antes  de chutar  a  gol  ou  avançar  (passar  a  bola); 

4  -  BOLA FORA -  Se  a  bola  sair  da  mesa  deverá  ser  colocada  na  defesa  do  time  oposto que  causou  a  saída  da  bola,  ou  seja,  se  o  time  "A"  chutou  a  bola  de  uma  forma  que  fez com  que  ela  saísse  da  mesa,  independente  onde  a  bola  bateu  antes  de  sair,  então  o  time "B"  tem  o  direito  de  sair  com  a  bola  na  sua  área  de  defesa,  sempre  obedecendo  a  regra  3. 

5  -  BOLA MORTA -  Se  bola  parar  fora  do  alcance  de  qualquer  boneco,  deverá  ser colocada  na  defesa  mais  perto  do  local  onde  a  bola  parou,  no  caso  de  parar  no  meio  de campo  deverá  ser  colocada  no  pé  de  quem  serviu  a  última  bola.  Não  se  deve  sacudir, levantar  ou  bater  a  mesa. 

6  -  PONTO  MARCADO  (GOL)  -  Se  a  bola  entrar  e  sair  do  gol,  o  gol  será  válido,  cada  gol conta  como  1  ponto,  independente  de  qual  jogador  chutou  a  bola.  O  time  que  sofreu  o  gol agora  é  quem  serve  a  bola  conforme  regra  3. obs:  gol  de  goleiro  não  vale  dois!  e  bola  que  entra  e  sai,  vale!  Gol  aéreo  é  permitido,  mas é  proibido  em  campeonatos  oficiais. 

7  -  A  PARTIDA -  Uma  partida  pode  ser  um  único  jogo  ou  uma  melhor  de  3  ou  5  jogos, conforme  for  estabelecido  previamente  pelo  diretor  ou  organizador  do  torneio. 

8  -  O  JOGO  -  Um  jogo  é  vencido  pelo  time  que  fizer  4  gols  primeiro,  podendo  ser  alterado para  5  ou  10  gols  ou  conforme  o  diretor  ou  organizador  do  torneio  decidir. 

9  -  GIRAR  AS  BARRAS  -  Não  é  permitido  girar  as  barras  e  nem  bater  nas  laterais  ou qualquer  esforço  na  mesa  que  atrapalhe  ou  dificulte  o  controle  ou  posse  de  bola  do  time oponente.  Um  giro  de  360º  graus  da  barra  (uma  volta  completa),  desde  que  seja controlado,  é  permitido.  Se  for  efetuado  um  gol  girando  as  barras  será  anulado,  porém,  se for  gol  contra  após  um  giro  ilegal,  será  válido!  Um  giro  ilegal  é  definido  quando  o  boneco der  uma  volta  superior  a  360º  antes  ou  depois  de  tocar  a  bola. 

10  -  TEMPO  DE  POSSE  DE BOLA -  O  tempo  de  posse  de  bola  não  deverá  exceder  15 segundos  em  cada  área  (ataque,  meio-campo  ou  defesa)  ,  goleiro  e  zagueiuro,  são considerados  como  uma  única  área,  a  área  de  defesa. 

11  -  INVASÃO  A ÁREA DE  JOGO  -  Não  se  deve  colocar  a  mão  dentro  da  área  de  jogo enquanto  a  bola  estiver  em  movimento,  se  houver  a  necessidade  de  remover  algum objeto  que  tenha  caído  no  campo,  aguarde  até  que  a  bola  esteja  parada  completamente  e então  peça  permissão  ao  adversário  para  colocar  a  mão  dentro  de  campo. obs:  Uma  bola  girando  em  seu  próprio  eixo  é  considerada  bola  viva  e  não  deve  ser  tocada até  que  pare  completamente. 

12  -  TROCA DE  LADO  E  DE POSIÇÃO -  Os  times  podem  trocar  de  lado  da  mesa  após cada  jogo  se  quiserem,  caso  ambos  não  queiram,  então  não  será  necessário,  mas  uma vez  que  um  time  queira  trocar  de  lado,  deverão  continuar  trocando  de  lado  da  mesa  ao final  de  cada  jogo. Os  parceiros  podem  trocar  de  posição  quantas  vezes  quiserem,  mas  apenas  entre  um  gol e  outro,  ou  durante  uma  pausa,  não  é  permitido  trocar  de  posição  com  a  bola  em  jogo, esteja  parada  ou  em  movimento. 

13  -  FALTA  TÉCNICA -  Deverá  ser  cobrada  paralisando  o  jogo  como  está  e  colocar  a  bola na  barra  de  ataque  e  tentar  fazer  um  gol  no  time  que  cometeu  a  infração.  Se  o  gol  for convertido  a  bola  deverá  sair  normalmente  no  meio  de  campo  de  quem  sofreu  o  gol,  caso o  ponto  não  seja  marcado  a  bola  deverá  continuar  em  jogo  de  onde  estiver. 

14  -  DISTRAÇÃO  -  Não  é  permitido  distrair  o  adversário  de  qualquer  forma,  seja verbalmente,  batendo  a  barra  antes  de  chutar  a  gol,  ou  terceiros    que  façam  alguma  coisa para  desviar  a  atenção  do  outro  time.  Os  jogadores  do  mesmo  time  não  devem  conversar enquanto  a  bola  estiver  em  jogo,  após  efetuado  o  gol  é  válido  qualquer  comemoração. 

15  -  ATRASO  DE  JOGO  -  Uma  vez  que  o  jogo  for  iniciado,  deverá  continuar  até  o  seu término  sem  interrupções.  Cada  time  pode  pedir  tempo,  se  desejar,  mas  desde  que  esteja com  a  posse  de  bola  e  a  mesma  esteja  parada.  Cada  time  pode  fazer  1  pedido  de  tempo por  jogo,  o  qual  não  deve  exceder  30  segundos.  Entre  um  jogo  e  outro  deve-se  obedecer o  tempo  máximo  de  60  segundos,  qualquer  violação  a  essa  regra  deverá  ser  penalizada como  atraso  de  jogo. 

16  -  PUNIÇÕES  -  Cada  uma  das  regras  acima  devem  ser  respeitadas  o  tempo  todo,  a violação  de  qualquer  uma  das  regras  acima  deverão  ser  punidas  da  seguinte  forma: 1ª  Violação  -  Aviso  verbal, 2ª  Violação  -  Perda  de  posse  de  bola  para  o  time  oponente  servir  no  meio  de  campo, 3ª  Violação  -  Punição  com  Falta  Técnica. obs:  3  Faltas  Técnicas  em  uma  mesma  partida,  resultarão  em  perda  da  mesma. 

17  –  Ética  –  Espera-se  de  todos  os  participantes,  uma  atitude  ética  e  esportiva,  não  será tolerado  durante  todo  o  torneio  qualquer  tipo  de  ofensas,  xingamentos,  brigas, discussões,  ou  confusões  de  qualquer  natureza,  seja  contra  outros  jogadores,  juízes, espectadores  e/ou  organizadores,  seja  no  local  do  evento  ou  em  suas  proximidades. 

18  –  Árbitragem  -  As  partidas  podem  ser  arbitradas  por  um  Juiz  (se  presente)  ou  autoarbitradas.  Na  falta  de  um  Juiz  oficial,  qualquer  outro  Oficial,  ou  o  jogador  mais  experiente presente  no  local  podem  exercer  a  função  e  Juiz.  Uma  vez  presente  na  mesa,  o  Juiz Oficial  ou  eleito,  é  a  autoridade  máxima,  sua  decisão  é  final  e  não  pode  ser  contestada. Desrespeito  ao  Juiz  será  considerada  violação  da  conduta  anti-esportiva  podendo  ser penalizado  com  perda  da  partida  e  até  desclassificação  do  torneio. 

19  -  Punições  -  Violação  à  regra  de  conduta  e  suas  penalidades:-Primeira  violação  =  aviso  verbal,-Segunda  violação  =  perda  da  partida.-Reincidência  =  desclassificação  do  torneio. Acima  de  tudo  o  jogo  de  Pebolim  como  qualquer  outro  esporte  deve  ser  jogado  conforme suas  regras,  e  levado  em  consideração  que  merece  ganhar  quem  tem  mais  habilidade  e não  quem  for  mais  malandro!  girar  as  barras,  bater  para  dificultar  o  controle  do  adversário, aforontá-lo  ou  distraí-lo  de  qualquer  forma  ou  qualquer  outra  ação  onde  prevaleça  a malandragem  (catimba)  do  que  a  habilidade,  deverá  ser  punida  com  Falta  Técnica.

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